OutgoOutgo
31/05 [quarta-feira] VIRGINIA, com Cláudia Abreu [Mossoró/RN] - 31/05/23 às 20:00 | Mossoró

31/05 [quarta-feira] VIRGINIA, com Cláudia Abreu [Mossoró/RN]

31/05/23 às 20:00

Ingressos

Descrição

[Espetáculo] Virginia, com Cláudia Abreu
Entrada: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia entrada)
Classificação Indicativa: 14 anos | Duração: 60min
Data: 31/05 (quarta-feira) - 20h
Local: Teatro Dix-Huit Rosado

Sinopse resumida: Claudia Abreu estreia seu primeiro monólogo, que foi idealizado e escrito por ela a partir da vida e da obra de Virginia Woolf (1882-1941). Em cena, a atriz interpreta a genial escritora inglesa, cuja trajetória foi marcada por tragédias pessoais e uma linha tênue entre a lucidez e a loucura. A estrutura do texto se apoia no recurso mais característico da literatura da escritora: a alternância de fluxos de consciência, capaz de dar corpo às vozes reais ou fictícias, sempre presentes em sua mente.

Release:

Virginia é o resultado dos vários atravessamentos que Virginia Woolf (1882-1941) provocou em Claudia Abreu ao longo de sua trajetória. A vida e a obra da autora inglesa são os motores de criação deste espetáculo, fruto de um longo processo de pesquisa e experimentação que durou mais de cinco anos. Primeiro monólogo da carreira da atriz, o solo marca ainda a sua estreia na dramaturgia e o retorno da parceria com Amir Haddad, que a dirigiu em Noite de Reis (1997).

A relação de Claudia com Virginia Woolf começa em Orlando, montagem assinada por Bia Lessa, em 1989. Aos 18 anos, ela travou contato inicial com a escritora de clássicos como Mrs Dalloway, Ao Farol e As Ondas. No entanto, somente em 2016, com a indicação de uma professora de literatura, que a atriz reencontrou e mergulhou de cabeça no universo da autora. Após ler e reler alguns livros, incluindo as memórias, biografias e diários, a vontade deescrever sobre Virginia falou mais alto.

Eu me apaixonei por ela novamente. Fiquei fascinada ao perceber como uma pessoa conseguiu construir esta obra brilhante com tanto desequilíbrio, tragédias pessoais e problemas que teve na vida. Como ela conseguiu reunir os cacos?, questiona a atriz, que enxerga Virginia também como um marco de maturidade em sua trajetória: o texto também vem deste desejo de fazer algo que me toca, do que me interessa falar hoje. De falar do ser humano, sobre o que fazemos com as dores da existência, sobre as incertezas na criação artística, e também falar da condição da mulher ontem e hoje. Não poderia fazer uma personagem tão profunda sem a vivência pessoal e teatral que tenho hoje, avalia.

A dramaturgia de Virginia foi concebida como inventário íntimo da vida da autora. Em seus últimos momentos, ela rememora acontecimentos marcantes em sua vida, a paixão pelo conhecimento, os momentos felizes com os queridos amigos do grupo intelectual de Bloomsbury, além de revelar afetos, dores e seu processo criativo.

Informações importantes
Após o início do espetáculo não será permitida a entrada do público atrasado.
Não é permitido filmar ou fotografar durante o espetáculo.

Local

Teatro Municipal Dix-Huit Rosado

Avenida Rio Branco, 0, Centro, Mossoró, RN, 59600-145

Produtor

Bobox Produções

CNPJ: 18.051.347/0001-29

Tags