

Orquestra de Samba de Mulheres
Sábado, 19/03/2022 de 20:00 às 22:00
Ingressos
Não há ingressos online disponíveis no momento.
Descrição
O que seria do Samba sem as mulheres? Tias, Mães, Donas, Iyaiás, Iyabás...
Nos quintais de mães pretas como Tia Ciata, ele foi acolhido. Nos terreiros delas, foi nutrido e protegido.
Nos colos delas, sobreviveu à repressão e ao racismo estrutural. Suas vozes sustentaram, suas panelas alimentaram, suas casas guardaram. Porém, a despeito da imensurável importância das mulheres para a história de resistência do Samba, é inegável o predomínio da masculinidade nessa cena cultural.
Nesse contexto, mulheres como Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Clementina de Jesus, Beth Carvalho, Clara Nunes, Alcione, As Ganhadeiras de Itapuã, Dona Edith do Prato, e tantas outras ancestrais guardiãs do samba merecem que nós, mulheres sambistas, façamos nossa parte nesse reconhecimento do protagonismo feminino no Samba!
Através delas, entendemos que Samba é um substantivo feminino, e queremos gritar isso pro mundo com todo axé transformador das mulheres!
Resgatar essa memória feminina do samba, devolvendo a ela seu devido lugar de protagonismo é o fundamento do nosso trabalho, e convidamos a todes para participar dessa celebração conosco!
Sábado, dia 19/03/2022 às 20h, no palco sagrado do Theatro Santa Roza, no centro histórico de João Pessoa, nós, da Orquestra de samba de mulheres, vamos apresentar um espetáculo de samba e suas vertentes, guiado por 12 mulheres que estarão no palco cantando e contando, através da música, recortes da vida cotidiana e da natureza com toda diversidade do feminino!
⚠️Para acesso ao evento é obrigatório o uso de máscaras e a apresentação do certificado de vacinação!
Simbora sambar juntas!
#sambademulheres #mulher #mulhernosamba #mulhernotoque #mulheresempoderadas
Local
Teatro Santa Roza
Praça Pedro Américo, 0, Centro, João Pessoa, PB, 58010-340